Criador de Mundos. Um site para contemplar a literatura através da Fantasia, Ficção Científica e Poesia.

 

JBAlves

Porque refletir é preciso…

Meu nome é JBAlves e sou o escritor responsável pelo site Criador de Mundos. Se você gosta da imaginação e fantasia contida nos livros, quadrinhos e filmes, ou mesmo nas pequenas coisas que rastejam e nos fazem sonhar, então seja bem vindo!

… Este é um site que será de seu agrado.

 

Porque Criador de Mundos?

O site tem como foco a reflexão da literatura através da criação de três estilos muito poderosos, a Fantasia, a Ficção Científica e a Poesia.

DRACO

Meu desejo por livros é comparável ao desejo de Smaug por ouro!

A Fantasia é um gênero literário que lida com o surreal, que apresenta histórias e temas sobrenaturais como elemento principal de sua narrativa. De modo geral, o termo fantasia cobre trabalhos de escritores, artistas e músicos, bem como mitos e lendas até obras mais recentes, conhecidas atualmente por atrair milhões de fãs em todo o mundo, tais como a obra Senhor dos Anéis ou Harrry Potter que podem ser encontrados tanto na literatura, nos filmes ou nos jogos de Computador.

A Ficção Científica ou Sci-fi é uma forma de ficção que lida principalmente com o impacto e a discussão da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre as pessoas e a sociedade a sua volta. De forma mais geral, para ser considerado ficção científica qualquer fantasia literária que inclua o a presença da ciência e da tecnologia como componente essencial. Nesse caso podemos citar obras como Frankenstein de Mary Wollstonecraft Shelley, passando pelas obras de Júlio Verne e Isaac Asimov. Séries como Jornada nas Estrelas foram responsáveis pela expansão do gênero juntamente com Guerra nas Estrelas e Doctor Who, séries que se utilizam de temas recorrentes na ficção científica embora usem muitas características da fantasia também.

E por fim, a poesia, uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. A poesia compreende aspectos metafísicos e da possibilidade desses elementos transcenderem ao mundo de fato. Enfim, é a arte de poetizar que nos permite exprimir aquilo que está dentro de nós. E aqui eu posso citar o fantástico Willian Blake ou Carlos Drummond de Andrade.

É através desses três criadores de mundos que o site busca divulgar a cultura e a imaginação,  seja através dos textos criados por esse humilde escritor ou mesmo da apresentação de outros escritores nacionais e internacionais.

Enfim, o site CRIADOR DE MUNDOS tem como proposta ser um laboratório de experiências e conteúdos que trafeguem entre o sonho e a fantasia, entre a ciência e a ficção, entre a filosofia e a realidade.

20141126_230338

Pequenas letras deixadas no caminho…

Um pouco da minha história como escritor:

Eu nasci em 1977 em uma pacata cidade do Norte do Paraná e desde cedo aprendi a apreciar e a desvendar as diferentes matizes da literatura. Sempre fui uma peste  devoradora de quadrinhos, livros de ciência e romances infanto-juvenis. E como muitos outros escritores, cresci ao lado dos personagens antológicos de  Monteiro Lobato enquanto vivia as mais diversas aventuras nos mundos da Série Vagalume.

Aos quinze anos me mudei para a cidade de Londrina, a quarta maior cidade do Sul do país. E lá tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a  cultura da humanidade quando me formei em Antropologia pela Universidade Estadual de Londrina.

Sempre fui um obcecado pela tecnologia, e antes mesmo de entender o que significava o gíria Geek ele já buscava  entender a tecnologia e suas vertentes. No final da faculdade eu dividia meu tempo trabalhando como técnico de informática, jogando todos games de PC da época e sonhando com a possibilidade de um dia criar meus próprios jogos.

Foi assim que eu fundei e administrei por 11 anos uma empresa de jogos de computador e durante esse período acabou cursei um MBA um mestrado em Administração. E durante todo esse período também atuei como professor nas áreas de inovação tecnológica, tecnologia e empreendedorismo até que em 2011 me mudei para a cidade de São Paulo.

Eu sempre escrevi textos de ficção e poesia, sempre refazendo as minhas histórias que eram transformadas em jogos de RPG, aventuras personificadas por Vampiros e Lobisomens ou mesmo a exploração do  desconhecido através do Mito de Cthulhu. E atualmente só posso agradecer a minha esposa e amigos por todo apoio que tenho recebido. Pois tentar ser escritor em um país aonde a maioria das pessoas não tem paciência de ler, é um grande desafio.

Segue abaixo algumas de suas breves, porém sinceras participações em coletâneas, revistas ou livros:


“Reflexões de um fantasma”. Fantasiando (Editora Regência, 2012)
“A Verdadeira Origem dos Sacis”, Dimensões BR 2 (Andross, 2012)
“Olhos na Noite”, Revista online, edição de Julho (Contos do Absurdo, 2013)
“Stuart Bloom e o Empreendedorismo Lifestyle”, The Big Bang Theory e a Psicologia (Leograf, Homo Ludens, 2014)
“Sonhos Corrompidos”Contos de Terror (Fábrica de Ebooks, 2015)
“A antiga glória de nossa terra”. Amazon. (Ebook Kindle, 2015)
“Caminhando pela bruma”. Antologia Poderes – Contos sobre pessoas com Dons Extraordinários (Darda, 2016).

Se você chegou até aqui. Continue apoiando os escritores e a literatura nacional!

Como Dalai Lama disse: “Faça de seu corpo e de seu espírito um laboratório de experiências. Empenhe-se em uma pesquisa profunda a respeito de seu próprio funcionamento espiritual e examine as possibilidades de fazer mudanças positivas no seu interior.”

Foi embalado por essas palavras que eu resolvi assumir de vez o meu ofício de escritor e assim criar um website de conteúdo literário. Espero realmente que os conceitos de Carl Jung, Isaac Asimov, H.P.Lovecraft, Neil Gaiman e muitos outros despertem a reflexão em cada um de vocês.

Eu reflito todas as vezes que escrevo, sendo assim, espero que esse site possa fazer o mesmo para todos aqueles que tem a coragem de se aventurar ou mesmo de criar novos mundos.

Atenciosamente,

JBAlves
(Escritor e Sonhador)

* Dúvidas, sugestões ou críticas entre em contato pelo email: jbalveswriter@gmail.com

 

 

District-9-28US-29-D

“Você está entrando em outra dimensão.
Uma dimensão não só da visão e do som, mas da mente.
Uma jornada para uma região assombrosa
onde os limites existem apenas em sua mente.
Você está indo Além da Imaginação”.