,

Quando a lança mais afiada encontra o escudo invencível.

As histórias sempre me ajudam no processo de reflexão. E hoje em particular, me lembrei de uma história que consta no livro do filósofo chinês Han Feizi, obra publicada há cerca de dois mil anos atrás.

Como gostaria de dividir com todos a reflexão, a história é a seguinte:

“Era uma vez um homem que vendia lanças e escudos numa feira. Certo dia, pegou uma das suas lanças e disse para o povo que o rodeava:hanfeizi

– Reparem! A minha lança é a mais aguçada, e fura qualquer coisa, por mais resistente que seja!

Passou, logo de seguida, a elogiar um dos seus escudos:

– Comprem um dos meus escudos, que são os mais resistentes que pode haver! Não há arma que seja capaz de os perfurar!

Foi então que um dos presentes perguntou:

– Então diga-me lá: o que acontece se atacarem com uma das suas lanças alguém que se defenda com um dos seus escudos?

E o vendedor ficou sem saber o que responder”.

Agora imagine que as palavras de violência que muitos tem dito, bem como a raiva e a acusação que se finalizam no apontamento de dedos e palavras ríspidas são as suas lanças e seus escudos.

Agora imagine que, estas mesmas lanças e escudos, estão voltadas para a direção dos dois exércitos. O que vai acontecer? Os escudos ainda vão continuar resistentes? E as lanças continuaram imbatíveis?

Ou nossas próprias armas serão usadas de maneira efetiva e mortal, contra todos nós?

Esta reflexão me leva a entender que você nunca deve se vangloriar e deve sempre se manter humilde. Pois quando a pessoa se vangloria, isto só traz vaidade e provocação. E quando se perde a humildade, fala-se sem pensar e afirma-se coisas absurdas quando o senso crítico é perdido.

Então, em tempos de grande exaltação como agora, tenha cuidado com o excesso de vaidade, evite a incitação e o orgulho desmedido pois, não existe guerreiro que seja invencível e nem verdade totalmente absoluta.

E se existe alguma certeza é que tudo um dia vai acabar. Pois tudo se esvai para o infinito que existe além de nossos sonhos e filosofias..

Então só posso desejar a todos muita temperança e reflexão!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Comente aqui suas impressões!