, , , ,

Porque precisamos da Imaginação?

imaginar
verbo
  1. 1.
    transitivo direto
    formar imagem mental de (algo não presente); idear.
    “i. situações românticas”
  2. 2.
    transitivo direto
    descobrir, criar (algo abstrato); idear, inventar.
    “i. um enredo”

 

Imaginar é ser capaz de conceber algo em nossas mentes, de formar novas imagens e sensações bem lá no fundo. Imagens que não tem referência e que não são percebidas através dos nossos sentidos. E apesar de todos serem capazes de imaginar algo, poucas vezes pensamos sobre isso. Então, aqui vai a pergunta. Você sabe porque precisamos da imaginação?brain-311522_960_720

Você pode dizer que a imaginação ajuda no desenvolvimento do conhecimento aplicável, bem como na resolução de problemas. Além disso, ela é fundamental para a experiência de integração do conhecimento. Os racionalistas dizem que a imaginação está ligada à razão. Se pensarmos assim, o Imaginário pode ser definido como a produção de imagens, ideias, concepções e visões de um indivíduo em relação ao mundo.

No entanto, o imaginar envolve diversos significados, remete a uma multiplicidade de sentidos e pontos de vista diferentes. A base para a palavra imaginação tem a ver com o conceito da narrativa, em que as palavras e conceitos escolhidos podem fundamentalmente, “evocar mundos”. Pensando nisso, cada ser humano é movido pelos imaginário que desenvolve. Dessa forma, cada criança cria expectativas sobre o restante da sua vida sonhando com aquela profissão que escolheu, seja ela possível ou não. Eu por exemplo, sonhava em ser astronauta quando pequeno e isso foi motivador para que eu buscasse os livros de ficção científica que tanto gosto hoje.

Enfim, o imaginar cria uma narrativa em nossa mente, algo que a qualquer momento sofre alterações, mudanças de onde surgem novos padrões, sensações, paixões e sonhos. Assim, a nossa imaginação está em constante mutação e é ela que cria, diante de todos os significados e valores, o que o mundo significa pra cada um de nós.

fractal-18939_960_720

A imagem de um fractal incentiva a imaginação.

Pensando nisso, devemos nos lembrar que a imaginação é um ambiente experimental que usamos para desenvolver teorias e idéias, mundos e histórias baseadas em nossa experiência prévia. Ou seja, é diante de experiências e percepções reais, que a imaginação desvenda novas idéias.E como ninguém imagina algo do nada, precisamos de outras referências, experiências e histórias se quisermos criar algo.

A imaginação é a chave para o desenvolvimento de novas idéias e crenças, e é a compreensão de que precisamos alimentar a imaginação como novas referências que abre o caminho para melhorar o suporte desse talento que pode conectar importantes experiências passadas com as diversas referências a nossa volta.

Então nunca se esqueça. Precisamos da imaginação porque é dela que novas idéias, possibilidades e mundos nascem. Mas todo o nosso imaginário só existe e cresce se o “alimentarmos” corretamente.

Mas como podemos fazer isso? Para isso, precisamos exercitar a nossa mente como se ela fosse um músculo, confrontando as idéias já estabelecidas com novas e diferentes fontes. Abaixo deixo apenas três das sugestões mais comuns sobre como fazer isso:

  • Primeiro, pratique a sua imaginação básica. Reproduza suas experiências e memórias bem como as histórias que gosta, até que consiga fazer isso naturalmente. Parece fácil mas isso  exige muita prática.
Alimente sempre sua imaginação.

Alimente sempre sua imaginação.

  • Segundo, torne seu pensamento mais criativo. Comece a prestar mais atenção à sua criatividade. Os nossos subconscientes sempre apresentam mais do que aquilo que nós prestamos atenção. E se você sempre ignora os aspectos criativos que surgem, você diz para o seu subconsciente que isso não é importante.
  • Terceiro, busque ambientes diferentes para alimentar a sua criatividade. Escale uma montanha, viaje para outro lugar, leia um livro de um autor que ainda não conhece. Enfim, sente-se no telhado para escrever e crie algo diferente do que está acostumado.

Enfim. se você quer imaginar coisas novas e diferentes, você precisa redesenhar tudo o que vê, mentalmente. Então imagine uma bicicleta melhor, um governo diferente ou um final diferente para seu livro. Torne tudo isso um hábito e você verá como sua imaginação vai trabalhar diferente.

“Mude sua perspective e desafie aquilo que acredita. Para imaginar novos e diferentes mundos, você tem de treinar todos os dias”.

O que achou desse artigo?
Diga o que está imaginando e deixe seu comentário! 😉

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Comente aqui suas impressões!