, , , , , , ,

Nanowrimo 2015. E lá vamos nós de novo!

nanowrimo

Ano passado, foi a primeira vez que eu aceitei o desafio do NaNoWriMo. Pra quem não sabe, a sigla significa National Novel Writing Month e é uma abordagem divertida de escrita criativa da ong Office of Letters and Light apoiada pelo sindicato de escritores dos Estados Unidos .

Basicamente no 01 de novembro, os participantes devem começar a trabalhar em direção ao objetivo de escrever um romance de 50.000 palavras até o dia 30 de novembro. E para mim é um projeto extremamente pessoal que abastece o autor com o entusiasmo, a determinação e principalmente um prazo de entrega.

No ano passado eu aceitei o desafio e acabei escrevendo 52.000 palavras que depois de revisadas fecharam mais de 60.000 palavras! 🙂 

Importante! Para participar você não precisa pagar nada, só precisa se inscrever no site (http://nanowrimo.org/), organizar suas idéias e botar a mão na massa no dia combinado! E participe da comunidade brasileira no Facebook chamada NaNoBrasil clicando em: https://www.facebook.com/nanobrasiloficia

 

Pensando então nisso, eu gostaria de deixar 10 dicas valiosas sobre todo o processo:

10

  1. Você não precisa ter uma ideia pronta. Você pode ter apenas a vontade de escrever sobre um tema e aproveitar o momento para colocar todas as idéias no papel. Aproveite a chance e escreva sobre temas inesperados. Quem sabe possa nascer daí uma ótima história ou quem sabe, um grande romance!
  2. Escrever 50.000 palavras não significa publicar um livro. Pode parecer óbvio mas você não deve entrar com esse espírito no Nanowrimo. Escrever 50.000 palavras em 30 dias significa uma produção superior a 1660 palavras por dia. Ou seja, o foco aqui é colocar as idéias no papel. Não chegou a hora de criar, editar, corrigir e publicar um livro. Deixe as boas idéias crescerem livres antes de tudo!
  3. Se possível, não mostre pra ninguém. Quando você está deixando as idéias fluírem e as palavras saltarem pro papel ou para o computador, lembre-se que você está se preocupando menos com a correção e mais com a criação. Ou seja, erros são permitidos, bem como frases soltas sem sentido, heróis estranhos e vilões caricatos.  Sendo assim, evite mostrar o que está sendo criado pois muitos não vão entender o sentido ou o contexto. E você poderá receber críticas e sugestões num momento cedo demais. Essa preocupação, você deverá ter depois.
  4. No final, você pode não conseguir fechar toda a história. Nem tudo o que você escreve é diamante puro. Às vezes pode ser apenas um pedaço de vidro ou só mais um apanhado de palavras com um valor insignificante. Mesmo assim você deve pensar que às vezes escrever 49.000 palavras pode dar origem a um conto maravilhoso com apenas 10.000 palavras. Ou ser apenas uma ótima oportunidade para reflexão de idéias  e um grande aprendizado para um projeto futuro.
  5. Inspiração e transpiração são coisas que andam juntas. Nenhuma inspiração sobrevive a um final de semana estressante ou a um problema familiar. Ou seja, você pode compensar a falta de inspiração com uma boa dose de transpiração. Por exemplo, você criou um conceito de um Robô alien do espaço dimensional, mas não tem ideia sobre como usar ele na sua história. Ok.  Pare um pouco, e transpire lendo outras referências sobre histórias de robôs, aliens ou espaço dimensional. Ou busque inspirações em histórias sobre formigas, construção de relógios ou mesmo viagens submarinas. E a partir dessas leituras, volte a colocar as idéias no papel.
  6. Crie uma meta diária. Estabeleça pra você uma meta diária. Algo muito parecido com uma sequencia de exercícios. E dependendo dos dias, use outras coisas pra incentivar sua produção. Por exemplo, pra mim, produzir durante a semana sempre é mais difícil por causa do trabalho, sendo assim minha meta é menor, no entanto, se for o final de semana, minha meta é redobrada e eu uso o tempo mais livre muitas vezes para compensar os dias de baixa produtividade.
  7. Faça cópias de tudo o que escreve, ou tome cuidado! Não existe frustração maior do que perder todo um dia de trabalho por causa de um problema no computador, ou porque o cachorro comeu o caderno. Se for possível salvar uma cópia do arquivo em outro lugar, faça isso. Agora se você for old school como eu, e gosta de escrever direto no caderno, cuidado!
  8. Música é uma ótima inspiração. Mas, sinto dizer que os Jogos de computador, televisão e internet são seus piores inimigos. Quer escrever alguma cena de ação, coloque uma música épica de um grande filme. Está interessado em estabelecer uma cena de romance, use e abuse de boas músicas adocicadas. Agora, se você parar para assistir TV, jogar Games ou surfar na internet antes de cumprir a meta, você provavelmente vai se esquecer dela.
  9. Encontre pessoas com gostos parecidos. Você está preso em um processo de criação solitário. Mas isso não significa que você precisa ficar sozinho. Aproveite o site do Nanowrimo e conheça outros escritores, divida experiências e veja outras idéias. É difícil pra todos manter um ritmo constante de criação, mas as vezes estamos tão focados que não notamos isso.
  10. E a última dica só pode significar uma coisa, DIVIRTA-SE! Cuidado com a cobrança excessiva ou o zelo extremo. O foco do Nanowrimo e ajudar escritores de uma maneira interativa e interessante . Ou seja, ficar estressado e preocupado em excesso pode ser muito prejudicial. O ambiente ideal para criar novas idéias deve ser um ambiente agradável e inspirador. E quem cria esse ambiente são vocês!

Espero que vocês gostem das dicas e possam participar do NaNoWriMo! Ou, quem sabe, possam apoiar outros participantes!

Agradeço desde já a leitura e fico no aguardo de novos comentários e sugestões! 😉

9 respostas
  1. Angelo Dias
    Angelo Dias says:

    Juliano, tudo bem?
    Eu sou um dos MLs do NaNo 2015 e achei seu texto bem legal, cara!

    Só uma correçãozinha boba: o NaNo não tem nada a ver com o sindicato dos escritores dos EUA. Ele é um projeto da ong Office of Letters and Light. Conheça mais sobre eles nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Rbjc338LTLg

    Muita gente conhece o NaNo mas não conhece a comunidade brasileira que é bem ativa. O que acha de linkar a página oficial do facebook do NaNoBrasil? https://www.facebook.com/nanobrasiloficial

  2. DarkLuar
    DarkLuar says:

    Gostei bastante das suas dicas, vi ela no fórum do Nanowrimo sobre dicas, estava dando uma zapiada por lá para coletar algumas inspirações e animos para tentar participar esse ano. 🙂

  3. JBAlves
    JBAlves says:

    Então aqui vai mais uma dica. 😉
    Você não precisa de inspiração ou ânimo. Crie um ritmo. Escreva todo dia. Não se julgue. Deixe isso pra correção. Bom trabalho e muita força de vontade!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Comente aqui suas impressões!