, , , , ,

Enquanto a grande Tartaruga singra o espaço…

… o fantástico criador do mundo Discworld deixa esse plano de existência aos 66 anos.

images

 

“É com tristeza incomensurável que anunciamos que o autor Sir Terry Pratchett morreu. O mundo perdeu uma dos suas mais brilhantes e afiadas mentes. Descanse em paz Sir Terry Pratchett”.

 

Foi com essas palavras no facebook do escritor que eu fiquei sabendo de sua partida.

Pratchett morreu cedo, aos 66 anos , por causa de uma forma rara do Mal de Alzheimer chamada atrofia cortical superior. Sendo assim, nada mais correto do que deixar aqui algumas palavras em homenagem a um dos grandes escritores de fantasia, um mestre na arte de escrever sátiras brilhantes e inspiradoras.

GaimanPratchettHC-725803

Terry Pratchett & Neil Gaiman

A primeira vez que eu tive contato com o trabalho de Terry Pratchett foi através do livro Belas Maldições que ele escreveu em conjunto com Neil Gaiman, outro grande mestre da Literatura Fantástica.

Ele escreveu mais de 70 livros e suas obras foram traduzidos para mais de 36 idiomas e suas idéias inspiraram diversos jogos, quadrinhos, filmes para a TV, programas de rádio, teatro e música e por causa de suas contribuições para a literatura, ele  foi nomeado cavaleiro da Rainha.

 

“Deus não joga dados com o universo. Ele joga um jogo inefável de sua própria criação, que poderia ser comparado, da perspectiva de qualquer um dos outros jogadores, (todos os dois) a estar envolvido numa obscura e complexa versão de pôquer numa sala completamente escura, com cartas em branco, por apostas infinitas, com um crupiê que não lhe diz quais são as regras, e que sorri o tempo todo.” – Passagem do Livro Belas Maldições

 

1680x1050_discworld-terry-pratchett-wallpaper-e1367902680361Terry Pratchett realmente ficou famoso após o lançamento do  “A Cor da Magia” (The Colour of Magic) ambientado no fantástico mundo plano de Discworld, um lugar mágico e muito doido, que é sustentado por quatro elefantes que estão em cima de uma tartaruga gigante que singra o universo.

O anúncio de sua morte foi feita por sua filha através da sua conta no Twitter e sem perder o tom fantástico de seu trabalho ela simulou o encontro dele com a Morte, um personagem muito poderoso e sempre presente nos trabalhos de Terry e Gaiman.

“ENFIM, SIR TERRY, NÓS TEREMOS QUE CAMINHAR JUNTOS.”

“Terry pegou o braço da Morte e a seguiu através das portas e para o deserto negro sob a noite sem fim.”

“Fim.”

Realmente sentirei saudades de acompanhar seus comentários sarcásticos e profundos no facebook. Descanse em Paz Terry! Que suas histórias continuem ecoando por toda a eternidade! 🙂

Fantasia, Sãtira e muita imaginação

 

 

Selo2Para finalizar eu devo dedicar com todas as honras o Selo de Criador de Mundos para suas obras! Para quem não sabe, o selo criador de mundos é um reconhecimento especial do site para conteúdos que merecer ser lidos, revisados e usados como inspiração.

Então se não conhece os livros dele, vá logo visitar o mundo de Discworld.

 

 

Veja abaixo uma das primeiras adaptações em animação do romance Discworld que eu acabei encontrando no Youtube.